Escola da Família Como Funciona?

Como Funciona o Programa Escola da Família

Veja como funciona um dos programas sociais criados pelo governo que mais envolve a comunidade e saiba o que é o Programa Escola da Família.

Um dos programas sociais criados pelo governo, no intuito de envolver a comunidade e as pessoas que possuem baixa renda é o conhecido programa Escola da Família. Esse nome deve-se ao fato de que, ao reunir-se a comunidade toda dentro da escola, a mesma é considerada uma família só, tendo como valores o respeito mútuo e a convivência em harmonia, veja a seguir os requisitos para o Escola da Família e como você pode se inscrever.

como-funciona-escola-da-familia

Para entender o que écomo funciona i Escola da Família foi criado este texto com as principais características do programa, para resolver as principais dúvidas das pessoas em relação ao mesmo. De inicio, é possível definir a Escola da Família como um projeto social criado pelo governo, a fim de envolver as comunidades mais pobres para realizar atividades culturais nos finais de semana nas escolas.

O programa consiste em reunir uma série de atividades relacionadas à esporte,  cultura, lazer e trabalho, nos finais de semana dentro das escolas estaduais, com o objetivo de reunir as famílias de baixa renda e animá-las a realizar as atividades em conjunto. O programa criado pelo governo fez com que as escolas deixassem de ser alienadas nos finais de semana, e passem a ser um ponto de encontro da comunidade.

Confira:  Escola da Família 2018 - Inscrições

O fato de o governo ter escolhido as escolas para que as famílias possam participar da escola família, deve-se ao fato de que em muitas comunidades mais pobres, não existam espaços de lazer, como praças, casas de veraneio, e outras. Com isso, a escola é a única instituição capaz de comportar um grande numero de pessoas, e ainda conta com locais para a prática de esportes, áreas estas que podem não existir em outros lugares de algumas cidades.

Como participar do Escola da Família?

Para participar da escola família, basta que um dos integrantes da mesma faça um cadastro no site do governo federal. De inicio, não são todos os municípios brasileiros que possuem o programa em suas localidades, mas isso é possível verificar no momento da inscrição.

escola-da-familia-como-funciona

A mesma inscrição pode ser feita para os estudantes que desejem ajudar no programa, e que também são aqueles que possuem baixa renda. Através da inscrição para o programa é feita uma seleção de jovens que realmente se encontram em condição vulnerável, e são chamados para participa.

Para que estes jovens possam participar da Escola da Família, além de serem de famílias de baixa renda, os mesmos precisam estar com a matrícula efetuada em uma instituição de ensino superior privada, e ter disponibilidade para participar das atividades nos finais de semana. Tal fato deve-se a que os jovens que esteja inclusos no programa, poderão ganhar uma bolsa de 100% paga para a faculdade, onde metade do valor é pago pela instituição, e a outra metade é paga pelo governo.

Confira:  Calendário Escolar 2018

Entendeu como funciona a Escola da Família? Então veja se seu município possui o programa e inscreva-se para ajudar. Indique famílias de baixa renda que conheça para que possam participar das atividades, pois elas são gratuitas. Acesse: Inscrições Escola da Família.

Mais sobre o Escola da Família 2018

  • acesso-escola-da-familia-150x150Escola da Família Login – Acesso Acesso Escola da Família Tenha acesso a um dos programas sociais criados pelo governo com a finalidade de levar educação à comunidades carentes. Como o próprio nome já diz, a Escola da […]
  • programa-escola-da-familia-150x150Escola da Família 2018 – Inscrições Inscrição Programa Escola da Família 2018 Um importante projeto para famílias de baixa renda, e para jovens que de igual situação financeira que desejam entrar no ensino superior, veja […]
  • calendario-escolar-150x150Calendário Escolar 2018 Qual é o calendário escolar de 2018 O calendário escolar de 2018 é um documento muito importante para uma escola, pois é através dele que os professores poderão se organizar na […]
  • bolsa-universidade-150x150Bolsa Universidade 2018 – Inscrições Inscrição Bolsa Universidade 2018 Se você procura oportunidades para o próximo ano, é melhor conhecer o programa Escola da Família, iniciativa da Secretaria da Educação de São Paulo. Por […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *